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Técnicos pesquisam pneu mais resistente
DE SÃO PAULO
Pesquisar materiais capazes de criar pneus que auxiliem a reduzir o consumo de
combustível ou que sejam
mais resistentes às condições
das estradas faz parte da rotina de cerca de 30 técnicos do
centro de desenvolvimento
de produtos da Bridgestone,
na Grande São Paulo.
O centro é uma das áreas
que devem receber parte dos
investimentos de US$ 250 milhões previstos para o país
até 2014, sobretudo em tecnologia e desenvolvimento.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de
Veículos Automotores (Anfavea), nos oito primeiros meses deste ano a produção de
caminhões e ônibus ultrapassou 130 mil unidades, o
equivalente a todo o ano de
2009, o que já mostra retomada pós-crise.
A fabricação de pneus de
alto desempenho para automóveis de luxo também está
entre as prioridades. Um dos
produtos dedicados ao segmento é um pneu com maior
resistência, capaz de rodar
80 kms mesmo furado.
Parte dos investimentos
anunciados pela Bridgestone
também vai para a pesquisa
de pneus com apelo ecológico. A empresa usa nanotecnologia para criar a borracha, que fica menos resistente ao deslocamento do carro
e permite o consumo reduzido de combustível.
"Já fabricamos esse produto no Brasil para carros de
passeio, mas a intenção é desenvolver também para caminhões", afirma Humberto
Gomez, presidente da operação regional da Bridgestone.
Outro grupo é encarregado
de pesquisar as condições
das rodovias para desenvolvimento de novos produtos.
O estudo é feito sobre rotas
percorridas por clientes corporativos em ônibus e caminhões. "Com base em dados
como características de asfalto, é possível criar os próximos pneus", diz Antonio Seta, gerente de desenvolvimento.
(CF)
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