São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2010

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Twitter será mais rentável do que e-mail, diz diretor

Com três produtos comerciais, faturamento da empresa ainda é um mistério

Mesmo sem modelo de negócios definido, o microblog já conquistou US$ 160 milhões em captação de recursos

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

Considerado um dos principais ativos do mundo em internet, o Twitter pode não ter provado ainda sua rentabilidade financeira, mas, para a diretoria, o modelo de negócios baseado em serviços pagos deverá trazer resultados superiores aos de outras empresas on-line.
Com três produtos comerciais até agora -tweets promocionais, tendências ou assuntos patrocinados e contas pagas-, além de anúncios, o faturamento do Twitter ainda é um mistério.
A troca recente de comando, com a promoção de Dick Costolo para presidente em substituição ao fundador Evan Williams, colocou em dúvida se de fato as estratégias estavam corretas.
Mas para Kevin Thau, diretor de desenvolvimento de negócios móveis, não há problemas, e o Twitter conseguirá mostrar, em curto prazo, receitas polpudas e superiores às de empresas de e-mail.
"Do ponto de vista financeiro, as mensagens de um para um, como o e-mail, nunca foram um bom negócio. O Google não ganha muito dinheiro com o Gmail, nem o Yahoo. A tecnologia do Twitter, em que um se comunica com muitos, tem potencial financeiro maior", disse em entrevista à Folha
A declaração de Thau pode parecer otimismo exacerbado, mas quem observa a carreira do cientista da computação de 37 anos vê que descobrir como fazer dinheiro em companhias desacreditadas é sua vocação.
Em 1995, Thau ajudou a criar os primeiros servidores de e-mail na Software.com, empresa que passou de virtual desconhecida para fornecedora de 60% dos sistemas mundiais de e-mail.
Anos depois, ajudou na criação do primeiro navegador de internet para celulares, na Openwave, em 2000, e contribuiu para a abertura de capital da companhia.
"Naquele momento atingimos valor de mercado de US$ 14 bilhões", afirma.
Segundo Thau, o momento do Twitter em se afirmar como rede de informação, e não como rede social, representa desafio semelhante ao do início de sua carreira.
"Naquela época tentávamos mostrar o potencial da internet móvel. No Twitter temos o mesmo exercício, mas com o valor das mensagens múltiplas."
A capacidade de ser um termômetro dos temas populares na internet já conquistou os fundos. Estima-se que o microblog já captou US$ 160 milhões em recursos e que está prestes a fazer nova rodada de captação -o que elevaria seu valor de mercado para US$ 3 bilhões.
"O Twitter faz muito mais do que compartilhar as atividades de uma rede de amigos. É um tremendo ativo, com uma base de dados gigante de assuntos", diz Laura DiDio, analista-sênior da consultoria americana ITIC.
Segundo a executiva, não será difícil ver, em breve, aquisição do microblog por empresas de tecnologia como Google ou Microsoft, interessadas no potencial de comunicação imediata.


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