São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

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Fundo dos EUA compra a Netmovies

Locadora on-line brasileira com 23 mil filmes é vendida por R$ 20 milhões para o Tiger Global Management

> Netmovies estava sendo sondada por outras empresas, como a Positivo Informática e o serviço de voz Skype

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

Disputada por quase dez fundos de investimento e empresas nos últimos meses, entre elas a Positivo Informática, a locadora on-line NetMovies fechou a venda das operações para o fundo americano Tiger Global Management.
O valor da transação, segundo a Folha apurou, chegou próximo a R$ 20 milhões. O controle -que pertencia à Ideiasnet, holding de investimentos em empresas iniciantes- foi vendido por R$ 11 milhões e os outros três sócios da companhia receberam o restante.
As negociações com o Tiger começaram em outubro, embora desde o início do ano a NetMovies já estivesse no radar de outras companhias.
Entre elas estiveram o fundo de investimentos Atomico, criado pelos fundadores do serviço de voz pela internet Skype, e a Positivo, que, segundo a Folha antecipou há cinco meses, tinha a intenção de comprar a empresa para criar conteúdo para seu futuro tablet.
"O Tiger Global já conhece bem o Brasil e o ambiente de negócios. A transação não só traz força financeiramente como pode abrir portas para a NetMovies", diz o fundador, Daniel Topel.

OUTROS NEGÓCIOS
Essa não é a primeira vez que o Tiger Global investe no país. A companhia já investiu na empresa de mídia eletrônica Elemídia e em novembro comprou parte do capital da Netshoes, portal de vendas de artigos esportivos.
Criada nos moldes da americana Netflix, a Netmovies cobra uma mensalidade a partir de R$ 15,90 de usuários que querem receber DVDs em casa ou assistir pela internet, após o pedido feito no próprio site da companhia.
O acervo é de 23 mil filmes físicos e 3.000 via streaming, para transmissão on-line.
Segundo Topel, com a chegada do Tiger, a NetMovies terá expansão da capacidade de atendimento ao cliente e ampliação da cobertura geográfica.
Entre as prioridades está também a consolidação do modelo de negócios da companhia, que ainda está deslanchando no país.
"O mercado é grande e a receptividade é boa, mas o modelo de negócios é difícil tanto em gestão quanto em marketing. A locação on-line é um hábito novo e há desafios na comunicação", diz.
A venda da NetMovies é a segunda fechada pela Ideiasnet em menos de um mês.
No dia 17, a holding vendeu sua participação na Media Factory, do ramo de marketing digital.
No ano passado, foi a vez da Braspag, de comércio eletrônico.
"Todos eles foram comprados por investidores que querem fazer crescer o negócio, e, para nós, há lógica nisso", diz Luis Reátegui, presidente da Ideiasnet.
Com a saída da Netmovies, a holding permanece com 15 empresas no portfólio.


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