São Paulo, sábado, 30 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nokia perde liderança em smartphones

Em um ano, participação de mercado cai de 38,1% para 15,2%; Apple e Samsung rivalizam por primeiro lugar

Apple vende 20 milhões de aparelhos no 2º trimestre; Samsung negocia 19 milhões, e Nokia, 16,7 milhões

DE SÃO PAULO

A Apple e a Samsung puseram fim aos 15 anos de liderança da Nokia nas vendas de smartphones.
Entre o segundo trimestre do ano passado e o mesmo período deste ano, a participação de mercado da Nokia caiu pela metade: de 38,1% para 15,2%.
Havia anos a finlandesa vinha perdendo espaço para os aparelhos de Steve Jobs e para o Android nos celulares do grupo sul-coreano.
A participação da Apple subiu de 13,5% para 18,5% no mesmo período, enquanto a da Samsung registrou pulo ainda maior: de 5% para 17,5%, segundo dados da consultoria Strategy Analytics.
A Apple vendeu 20,3 milhões de iPhones no trimestre, e a Samsung, 19 milhões de smartphones -impulsionada pela demanda por aparelhos com o Android, o sistema operacional do Google.
Os números são bem acima dos 16,7 milhões de unidades vendidas pela Nokia.
Os dados sugerem que a rivalidade entre a empresa do iPhone e a sul-coreana deve se intensificar no trimestre.
A Apple tem sido pioneira em criar software próprio para seu hardware e está constantemente lançando novas versões de seu celular. No início do mês, a empresa anunciou lucro líquido de US$ 3,25 bilhões no segundo trimestre do ano, uma alta de 78% ante o mesmo período de 2010.
A Samsung anunciou queda de 18% no lucro líquido do período (US$ 3,33 bilhões).
Para ser bem-sucedida, a Samsung precisa aumentar sua presença varejista em países como Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido, segundo Neil Mawston, diretor da Strategy Analytics.
A empresa também precisa constantemente atualizar seus aparelhos, desenvolver serviços avançados de acesso de dados via wireless e precisa investir em smartphones de baixo custo, diz Mawston.
No segmento de celulares em geral, a Nokia mantém a liderança, com 24,5% do mercado -mas, um ano atrás, a participação era de 34,7%.

DESACELERAÇÃO
A Strategy Analytics estima que, em termos de volume, o mercado de celulares inteligentes tenha crescido 76% no trimestre ante o mesmo período de 2010. A ABI Research foi um pouco mais cautelosa em sua estimativa, calculando alta de 62%.
Segundo o grupo de pesquisa IDC, embora as fortes vendas de smartphones tenham crescido 11,3% ano a ano, somando 365,4 milhões de aparelhos, o resultado representa desaceleração ante o avanço de 16,8% registrado no primeiro trimestre.


Texto Anterior: Roberto Rodrigues: Uma boa comemoração
Próximo Texto: Inglaterra: Agregador de notícias precisa ter autorização de jornais, diz corte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.