São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2010

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Conar faz reprimenda à Hyundai

DE SÃO PAULO

O conselho de ética do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) decidiu repreender publicamente a montadora coreana Hyundai por uma série de peças publicitárias tidas como antiéticas.
O conselho decidiu aplicar uma punição chamada "divulgação pública", que consiste na publicação, nos principais veículos de comunicação do país, de uma mensagem condenando o comportamento da marca.
Esses veículos não são obrigados a publicar o edital do Conar, mas tradicionalmente tendem a acatar suas decisões.
Desde fevereiro de 2009, a marca Hyundai já foi alvo de 11 processos no Conar. Os motivos: menção de marcas de concorrente de forma considerada antiética e citação de pesquisas de consumo fora de contexto.
As maiores queixas partiram da Kia. Embora façam parte do mesmo grupo lá fora, as duas montadoras são concorrentes no Brasil.
Com um investimento de R$ 228 milhões em compra de mídia, a Hyundai foi o 8º maior anunciante do país em 2009.

REPRIMENDA
Nos últimos três anos, apenas três marcas foram repreendidas por uma "divulgação pública". Entre elas, a Purina, da Nestlé.
Por meio de sua assessoria, a Hyundai declarou: "Temos absoluta convicção do sentido ético das nossas ações e embora respeitemos o Conar, tomamos sua decisão por injusta e despropositada". (MARIANA BARBOSA)


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