São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TAM divulga acordo para a compra de 31% da Trip

Negócio é reação ao crescimento da Azul

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A TAM anunciou ontem um acordo para a aquisição de 31% da Trip. A expectativa é que o negócio seja forma- lizado dentro de 90 dias. Os valores da compra não foram divulgados.
O aporte da TAM servirá para reforçar o caixa da Trip. O objetivo, segundo analistas ouvidos pela Folha, é fazer frente à concorrência da Azul, com a compra de mais aviões e com mais fôlego financeiro para suportar as guerras tarifárias.
"O mercado de médio porte está cada vez mais competitivo, e as tarifas promocionais já são uma realidade", declarou o presidente da Trip, José Mário Caprioli.
Azul e Trip têm suas bases de operação em Campinas e possuem malhas similares. As duas operam em cidades de médio porte com jatos Embraer e turboélices ATRs. Em 13 anos, a Trip conquistou 2,8% do mercado. A novata Azul, com 3 anos, detém 8%.
"Este é um negócio muito mais importante para a Trip do que para a TAM", afirma André Castellini, sócio da consultoria Bain&Co.
"A entrada da TAM chancela o modelo de desenvolvimento no qual a Azul foi pioneira", diz o diretor de comunicação e marca da Azul, Gianfranco Beting. "Não temos medo de competição, vamos encarar essa briga."


Texto Anterior: Nestlé faz proposta para manter a Garoto
Próximo Texto: Trabalho 1: Trabalhadores em obra de Eike param por melhores condições
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.