São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Empresa de cruzeiros vai investir R$ 400 mi em Santos

A MSC Cruzeiros pretende investir R$ 400 milhões na construção de um terminal marítimo próprio, no porto de Santos (SP).
O valor também inclui a revitalização da região onde as obras serão feitas, no bairro do Valongo, o mesmo em que a Petrobras construirá a sua sede na Baixada Santista.
"A estrutura atual está perto do colapso. Um passageiro que vai viajar por três noites não pode esperar seis horas para embarcar, porque, dessa maneira, ele desiste", diz o presidente global da companhia, Pierfrancesco Vago.
A intenção da empresa é operar um novo tipo de navio no Brasil a partir de 2012, com capacidade para mais de 4.000 passageiros.
"Nenhum porto do país tem condições de receber essa embarcação até o momento. O futuro do Brasil depende da construção de obras de infraestrutura."
A companhia pretende inaugurar o novo terminal em Santos até novembro de 2013, quando começa a temporada 2013/2014.
"Estamos esperando a resposta da prefeitura e da Codesp [Companhia Docas do Estado de São Paulo] para finalizarmos os detalhes do projeto", diz Vago.
Com o novo terminal, a MSC Cruzeiros espera aumentar o número de estrangeiros que viajam para o Brasil. Hoje, 12% dos passageiros da empresa no país não são brasileiros. "Os cruzeiros ajudam a levar os turistas em locais onde eles não iriam. Além disso, o setor pode criar 21 mil empregos no Brasil nos próximos anos."

Mão de obra A construção civil abriu 86,2 mil novos empregos com carteira assinada no primeiro trimestre no país, com alta de 3,05% no ano, segundo o SindusCon-SP. Em março, o nível de emprego subiu 0,18%, com saldo de 5.236 postos.

CONSTRUÇÃO CIVIL

2,916 mi
de trabalhadores estão empregados no país, com alta de 9,7% em 12 meses, segundo o SindusCon-SP

PLÁSTICO CHINÊS
O presidente da CUP (China UnionPay), uma das maiores bandeiras de cartões de crédito da China, Xu Luode, vem ao Brasil nesta semana para fechar parceria com Itaú e Redecard.
A CUP tem 2,4 bilhões de clientes com cartões.
Com o plástico, será possível fazer saques em reais em terminais de autoatendimento Itaú e compras em lojas credenciadas Redecard.

CROISSANT
O fluxo de empresas francesas interessadas no Brasil cresceu em 2010, segundo a Câmara de Comércio França-Brasil, que durante o ano passado recebeu mais de 350 solicitações de informações e contatos sobre o mercado bilateral. Cerca de 13% referiam-se a serviços.
"Os grupos grandes já estão instalados e crescem organicamente. Agora há esse fluxo de pequenas e médias chegando", diz Louis Bazire, presidente da entidade.

APRESENTAÇÃO DE DILMA
Mesmo com a expectativa de queda do preço da energia eólica, dos 582 projetos de geração apresentados à EPE (Empresa de Pesquisa Energética) para os leilões de julho de reserva e de A menos 3 (com três anos de antecedência), 429 são de fonte eólica.
"A concorrência, com tantos inscritos, mostra a grande virtude do modelo do setor elétrico no país", diz Mauricio Tolmasquim, presidente da estatal.
"Ele possibilitou expansão do setor e aumento da capacidade instalada com grande participação do capital privado", diz. "Há muito interesse no exterior porque fizemos de forma inédita no Brasil."
Para contar a história, Tolmasquim lança na semana que vem no Rio, em Brasília e em SP o livro "Novo Modelo do Setor Elétrico Brasileiro", com prefácio da presidente Dilma Rousseff.
"Tratamos do processo de reformulação institucional originada na crise energética de 2001 e 2002."
O executivo foi secretário-executivo na gestão de Dilma no Ministério de Minas e Energia.

Lixo O Sul é a região onde mais pessoas (79%) dizem estar acostumadas a selecionar seus resíduos, segundo estudo feito pela GfK com mil pessoas no país. O Nordeste (51%) destaca-se como o local onde a prática é menos comum.

RECICLAGEM BRASILEIRA
63%
das pessoas das classes A e B reciclam o lixo no Brasil

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION


Próximo Texto: Cotações/Ontem
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.