São Paulo, segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BÚSSOLA

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@grupolha.com.br / twitter: @folha_mercado

Trocar previdência VGBL por Tesouro Direto ou CDB seria mais rentável?

RESPOSTA DO PROFESSOR DE FINANÇAS DA FEA/USP RAFAEL PASCHOARELLI - Eu precisaria saber qual é a taxa de administração, de carregamento, em qual alíquota de IR você se encontra e verificar se a perda com o pagamento do imposto será ou não compensada pelo ganho ao migrar.
Sugiro o seguinte: se o motivo da migração forem as altas taxas de administração e de carregamento do seu VGBL atual, saiba que você pode levar os recursos para outro plano sem nenhum custo.
A portabilidade dos planos de previdência permite ao poupador migrar de uma instituição para outra no mesmo tipo de plano (PGBL para PGBL), sem ter de realizar saques (o que implicaria pagamento de IR) e sem perder carências, ou seja, se seu plano utilizar a tabela regressiva de IR, ao portar você não recomeça a contagem do prazo para pagar menos impostos.
Aliás, o simples fato de você conversar com seu gerente de banco atual e dizer que está pensando em levar os recursos para outra instituição deverá ser suficiente para ele reduzir as taxas incidentes no seu VGBL.
Se o seu desejo for investir em títulos públicos, não mexa no seu plano de previdência e passe a aplicar dinheiro "novo" no Tesouro Direto.
Se a dúvida for entre Tesouro Direto e CDB, saiba que no CDB você corre risco de crédito da instituição que fizer o aporte. Até R$ 70 mil de investimento seu dinheiro estará protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).
Outro ponto principal a ser negociado no CDB é o percentual do CDI que o banco prometerá lhe remunerar.
Saiba que, com alguma negociação, bancos menores pagarão 100% do CDI mesmo que você aplique quantias modestas.
Uma grande vantagem que vejo no CDB é a liquidez diária, algo que os títulos públicos comprados via Tesouro Direto não possuem.

EU INVISTO EM

Henrique Portugal, baterista do Skank

"Eu gosto de pensar no futuro. Há oito anos invisto em uma empresa que produz um pesticida natural orgânico. Invisto [nisso] porque acredito que cuidar do ambiente já é um grande negócio"

FINANCIAMENTO
Já paguei 22 das 360 parcelas de um financiamento imobiliário. Devo quitar toda a dívida, ou uma parcela dela, com um dinheiro que vou receber?
W.R.S. , de São Caetano do Sul

RESPOSTA - Use o dinheiro que receber para quitar dívidas que possuir. Se tiver muitas dívidas, pague as mais caras primeiro. Isto é, primeiro cheque especial, depois cartão de crédito, crédito pessoal e por último o financiamento imobiliário.
Se tiver apenas o financiamento imobiliário, quite a dívida. Se o dinheiro que receber for suficiente apenas para pagar parte da dívida, faça-o também!
A regra de ouro é: não vale a pena deixar dinheiro aplicado enquanto se tem dívida que custa mais que o rendimento da aplicação.

DIVIDENDOS
Quais empresas melhor distribuem dividendos?
R. P. S. , Presidente Prudente

RESPOSTA - São as empresas do setor elétrico. O parâmetro a ser visto para verificar se a empresa paga ou não bons dividendos é a taxa de dividendo, mais conhecida como "dividend yield" (DY). Veja gratuitamente no site www.comdinheiro.com.br o DY das empresas listadas na Bolsa.

RENDIMENTO
Tenho R$ 22 mil na poupança e queria uma aplicação segura que rendesse mais mesmo depois da incidência de IR e da taxa de administração. Pretendo resgatar em dois ou três anos.
R. A. A. , de Campinas

RESPOSTA - Se você comprar uma LTN (Letra do Tesouro Nacional) ou LFT (Letra Financeira do Tesouro) vencendo em dois ou três anos e ficar até o vencimento, terá, muito provavelmente, um rendimento líquido de impostos acima da poupança. Cuidado ao selecionar a corretora, para não escolher uma que cobre muito. O site do Tesouro mostra um ranking das corretoras usando como critério as taxas cobradas.


Texto Anterior: Folhainvest: Participante que assume liderança ganha 95% no ano
Próximo Texto: O assunto é contas bancárias: Débito Direto Autorizado funcionará com contas atrasadas a partir de 2012
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.