Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Irã exibe imagens de avião de espionagem dos EUA na TV

Aparelhos monitoram centrais nucleares, dizem especialistas

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

A TV estatal do Irã divulgou ontem imagens do que seria o avião espião não tripulado dos EUA interceptado dentro do espaço aéreo iraniano no último domingo.

O aspecto intacto do avião, mostrado sob vários ângulos, reforça a versão de Teerã de que o aparelho foi desviado de sua rota por meio de uma armadilha eletrônica antes de pousar, sob controle do Irã.

Os EUA insistem em que o avião espião do tipo RQ 170 Sentinel sofreu uma pane.

Mas especialistas militares dizem que esse modelo tem um sistema que o guia de volta à base em caso de falha no funcionamento.

Segundo a TV estatal, o RQ 170 foi interceptado ao sobrevoar a cidade de Kashmar, a 225 km da fronteira do Afeganistão. O vídeo de dois minutos e meio de duração divulgado em todos os telejornais iranianos mostra oficiais da Guarda Revolucionária, força de elite do regime, inspecionando o aparelho.

Construído pela empresa americana Lockheed Martin, o RQ 170 é capaz de voar durante horas a mais de 15 mil metros sem ser detectado.

Segundo especialistas, trata-se da ferramenta mais avançada para espionar as centrais nucleares do Irã, que as potências ocidentais acreditam ser destinadas à produção da bomba atômica.

Frequentemente ameaçado de ataque por parte de EUA e Israel, Teerã diz que suas centrais nucleares visam produzir energia elétrica e isótopos para um reator de pesquisa contra o câncer.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.