Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Rússia propõe sua 1ª resolução criticando Damasco na ONU

Diplomatas saudaram decisão inédita, mas classificaram o texto como muito brando

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Rússia surpreendeu a comunidade internacional ontem apresentando um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU.

Segundo cópia do texto, o documento condena a violência na Síria perpetrada por "todas as partes, incluindo o uso desproporcional da força pelas autoridades sírias".

O texto também pede um fim à violência que, segundo a ONU, já matou mais de 5.000 pessoas nos últimos nove meses no país.

O embaixador da França na ONU, Gérard Araud, celebrou a decisão da Rússia de sair da inação, em um comunicado. Outros diplomatas, porém, criticaram o texto.

"Não queremos uma equivalência das partes, precisamos dizer claramente quem são os responsáveis pela espiral de violência e é claro que são as autoridades sírias", afirmou o embaixador alemão, Peter Wittig.

Até então, a Rússia mantinha posição de aliada inconteste do regime de Bashar Assad. Junto com a China, vetou resolução dos países europeus em outubro no Conselho de Segurança.

Ontem em Deraa, desertores do Exército mataram 27 soldados sírios.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.