Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ilustrada em cima da hora

Morre nos EUA o ator e diretor Harold Ramis

Cineasta, que tinha 69 anos, atuou em 'Os Caça-Fantasmas' e dirigiu 'Feitiço do Tempo'

DE SÃO PAULO

Referência das comédias americanas dos anos 1980 e 1990, o ator, roteirista e diretor Harold Ramis morreu ontem em Chicago, aos 69 anos.

Ele lutava havia quatro anos contra uma vasculite autoimune --inflamação dos vasos sanguíneos.

Ramis atuou em "Os Caça-Fantasmas" (1984) e "Os Caça-Fantasmas 2" (1989), filmes que também ajudou a escrever, e dirigiu o "Feitiço do Tempo" (1993).

Ele trabalhou como professor e jornalista antes de se juntar aos comediantes Bill Murray e John Belushi em "National Lampoon Radio Hour", programa cômico de rádio que foi ao ar nos Estados Unidos entre 1973 e 1974.

A atração deu origem ao longa "O Clube dos Cafajestes" (1978), com roteiro assinado por Ramis, Douglas Kenney e Chris Miller.

Ramis estreou como diretor no filme "Clube dos Pilantras", de 1980, com Chevy Chase e Rodney Dangerfield.

Na produção mais famosa dirigida por Harold Ramis, "Feitiço do Tempo", Bill Murray interpreta um meteorologista que revive o mesmo dia várias vezes.

Esse longa figura nas listas de melhores comédias de todos os tempos do jornal britânico "Guardian" e de organizações como o American Film Institute.

Em 1999, Ramis desfrutou de sucesso com a comédia "Máfia no Divã", que ele dirigiu e escreveu e que tinha Billy Crystal e Robert De Niro no elenco. A boa bilheteria garantiu uma sequência da história em 2002.

Seu último trabalho como diretor foi "Ano Um", comédia com Jack Black e Michael Cera, de 2009.

Entre 2006 e 2010, ele também dirigiu alguns episódios da série de TV "The Office".

Em nota, o ator Dan Aykroyd, companheiro de elenco em "Os Caça-Fantasmas" lamentou a morte do "amigo brilhante, talentoso e divertido". "Que ele ache as respostas que sempre estava buscando", escreveu.

Ramis deixa a mulher, Erica, três filhos e dois netos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página