Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Primeiros observadores chegam a Damasco

Delegados da Liga Árabe buscam certeza de que ataques acabaram; mais 21 morrem

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Síria recebeu ontem a primeira delegação da Liga Árabe, que está no país para investigar a guerra civil e solucionar problemas logísticos para facilitar a chegada dos outros observadores.

Os demais membros, cerca de 150, devem desembarcar em Damasco no domingo.

Opositores do ditador Bashar Assad dizem que a violência cresceu. A chegada a Damasco ocorre no mesmo dia em que militantes dos direitos humanos relatam que ataques provocaram a morte de 21 pessoas, 14 delas civis. Militantes dizem que as tropas do governo mataram 200 pessoas em dois dias.

O governo sírio, por sua vez, afirma que mais de 2.000 soldados foram mortos no período de nove meses. A visita acontece depois de acordo assinado na segunda-feira (19) entre o governo do ditador sírio e a liga, que representa 22 Estados-membros árabes.

REPROVAÇÃO

A Turquia, país que faz fronteira com a Síria, condenou o "derramamento de sangue promovido por Assad". A ONU diz que mais de 5.000 pessoas morreram na Síria desde o início das revoltas.

O governo do Canadá pediu ontem a "saída imediata" do ditador sírio. O ministro de Assuntos Exteriores canadense, John Baird, afirmou que "o regime de Assad segue massacrando civis sírios".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.