Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Mortos em acidente em mina turca somam 301
Equipes se preparam para encerrar as buscas quatro dias após explosão
Episódio detonou nova onda de manifestações antigoverno; reação do premiê foi considerada como insensível
Depois de quatro dias de trabalho, as equipes começaram neste sábado (17) a desmontar o esquema de buscas por trabalhadores vítimas de um acidente em uma mina de carvão na cidade de Soma, na Turquia.
O total final de mortos é de 301, de acordo com as informações do ministro da Energia turco, Taner Yildiz. Foi o pior acidente industrial já ocorrido no país.
Pela manhã, houve um novo incêndio dentro da mina, o que interrompeu o resgate daqueles que se acredita serem os últimos dois corpos. Por precaução, no entanto, deverá haver mais uma busca antes que todo o aparato seja desmontado.
"Se não houver nenhuma novidade, então as informações que temos conferem, e nossos trabalhos de busca estão encerrados", disse.
O acidente na mina provocou comoção na Turquia e detonou uma nova onda de protestos contra os proprietários da empresa, vistos como negligentes em relação à segurança, e contra o governo do premiê Recep Tayyp Erdogan, cuja reação ao episódio foi tida como insensível.
Em visita a Soma no dia seguinte à tragédia, Erdogan a tratou como uma fatalidade. O político foi vaiado, cercado por uma multidão e teve um assessor envolvido em uma agressão a um manifestante.
"Isso [o acidente] são coisas comuns" disse, durante a visita. "Tem uma coisa na literatura chamada acidente de trabalho', acontece em outros locais também", completou, causando a ira das famílias que acompanhavam o resgate.