Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Conflito com Hamas faz Israel baixar taxa de juros

Guerra deve diminuir o crescimento do PIB em meio ponto percentual

Egito propõe um novo cessar-fogo que permita a entrada de ajuda humanitária no território palestino

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após sete semanas de bombardeios contra a faixa de Gaza, o Banco de Israel reduziu sua taxa básica de juros para 0,25%, a menor de sua história, por medo de que o conflito com o Hamas desacelere o crescimento econômico.

Ao anunciar o corte, o banco afirmou ser cedo demais para verificar com precisão qual será o impacto do conflito no crescimento, mas que a guerra pode diminuir em meio ponto percentual o crescimento do PIB, previsto para 2,9% em 2014, já que o turismo e o consumo estão sendo afetados.

Nesta segunda (25), ataques aéreos israelenses mataram pelo menos nove palestinos na faixa de Gaza e militantes mantiveram o disparo de foguetes pela fronteira.

Aeronaves israelenses atacaram quatro residências na cidade de Beit Lahiya próxima da fronteira com Israel, matando duas mulheres e uma criança, segundo autoridades de saúde.

Mais de cem foguetes foram lançados contra o sul de Israel nesta segunda-feira, e um israelense ficou ferido por uma bomba, segundo informações do Exército.

O Egito, vizinho e mediador habitual, propôs um novo cessar-fogo em Gaza.

"A ideia é um cessar-fogo temporário que autorize a abertura de postos fronteiriços, permitindo a entrada de ajuda humanitária e de material de reconstrução. Os pontos litigiosos serão abordados em um mês", disse uma fonte palestina.

O Hamas afirma que não irá parar de lutar até que o bloqueio de Israel e do Egito ao enclave de 1,8 milhão de pessoas seja suspenso.

O último cessar-fogo entrou em vigor no dia 11 de agosto e foi respeitado durante nove dias. Neste período de tempo, os egípcios tentaram, sem sucesso, convencer os lados a aceitar uma trégua.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página