Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Canal de TV 24h chinês estreia em Nova York

Medida é vista como parte de 'contra-ataque' após Hu Jintao haver criticado 'ocidentalização'

DE SÃO PAULO

Aos moldes da CNN e da BBC, a China estreia sua TV 24 horas em 2012. Até março, começa a ser transmitido em Nova York o canal TodayChina (ChinaHoje, em inglês).

A informação foi divulgada ontem pela agência de notícias Bloomberg. "É nosso papel propagar informação sobre a China no exterior", afirmou Yan Xinxia, diretor do Escritório de Informação do Conselho do Estado, a jornalistas em Hong Kong.

Segundo ele, o canal estatal será distribuído, a princípio apenas em Nova York, em rede aberta e gratuita de sinal digital. Será uma parceria com a companhia CMMB Vision Holdings, que tem papéis na Bolsa de Hong Kong.

O anúncio foi visto como "contra-ataque" da China para aumentar sua influência cultural internacionalmente.

Anteontem, agências de notícias informaram que nova lei obrigou as TVs do país a cortarem em dois terços seus programas de entretenimento. O conteúdo do gênero ficou limitado a dois programas semanais por canal.

A medida visaria limitar o conteúdo baseado em modelos ocidentais na programação da TV chinesa. Em discurso reproduzido na imprensa chinesa domingo, o presidente Hu Jintao criticou a difusão da cultura e da ideologia ocidentais na China.

"Forças internacionais estão tentando nos ocidentalizar e nos dividir usando sua ideologia e cultura", disse.

A agência de notícias estatal Xinhua informou que os programas de entretenimento nos 34 canais a cabo exibidos no país caíram de 126 em 2011 para 38 em janeiro.

COM LEGENDAS

A nova emissora chinesa de TV, porém, terá conteúdo próprio de entretenimento e notícias, disse o presidente da CMMB, Charles Wong. As transmissões serão em inglês ou em chinês, com legendas.

Em 2010, a agência estatal Xinhua também lançou um canal de TV na China. E o Ministério do Comércio chinês financiou a produção de comerciais exibidos pelas redes de TV CNN e BBC.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.