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Obama arrecada mais que rivais juntos

Campanha à reeleição do democrata soma caixa de US$ 154 mi; 1,3 milhão de pessoas contribuíram com doações

Entre republicanos, fundos também tiveram melhora no último trimestre; Mitt Romney recebeu maior aporte

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Enquanto os republicanos se digladiam, a campanha do presidente Barack Obama para a reeleição anunciou ontem que ele arrecadou US$ 68 milhões no último trimestre de 2011 -mais do que todos os rivais somados.

Desde que se lançou à reeleição, Obama obteve US$ 154 milhões (R$ 277 milhões).

"É um bom começo", disse Jim Messina, diretor da campanha do presidente. Segundo ele, 1,3 milhão de pessoas contribuíram, e 98% das doações são de US$ 250 ou menos -a Comissão Federal Eleitoral (FEC) ainda não certificou os dados.

Outro número festejado pela campanha de Obama foi a adesão de 200 mil novos doadores entre outubro e dezembro de 2011. "Nossa base está mais entusiasmada, em contraste com o outro lado", alfinetou Messina.

Na verdade, apesar de uma pesquisa da CBS indicar que 58% dos eleitores republicanos preferiam um nome diferente dos atuais aspirantes à Casa Branca, a arrecadação de fundos melhorou também na oposição.

Mitt Romney, atual favorito, informou anteontem que obteve US$ 24 milhões no trimestre passado -US$ 10 milhões a mais do que no anterior, o que o deixa com US$ 56 milhões até agora.

Já o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, maior rival de Romney no partido, obteve US$ 9 milhões no quarto trimestre, e o deputado texano Ron Paul, que cresce entre a base independente, US$ 13 milhões.

Essa verba, porém, é arrecadada apenas para as prévias partidárias, que definem o candidato, e antes da campanha contra Obama para a eleição. Já o presidente pode poupar seu caixa para a disputa para valer.

Os valores não refletem ainda as prévias da semana passada e desta. Elas devem dar impulso à arrecadação do ultraconservador Rick Santorum, que quase empatou com Romney em Iowa, e derrubar a do governador do Texas, Rick Perry, que registrou performances ruins.

CAMPANHA NEGATIVA

Além dos caixas dos candidatos, grupos independentes ou indiretamente ligados aos aspirantes têm investido pesado em campanhas depreciativas contra desafetos.

A ONG Centro por uma Política Responsável, que rastreia as finanças eleitorais, mostrou que mais de US$ 5,7 milhões foram gastos em anúncios contra Gingrich -o alvo maior após sua disparada em dezembro- por seus rivais e outros grupos ligados indiretamente a eles.

Obama foi alvo de US$ 1,3 milhão em antipropaganda, e Romney, de US$ 447 mil.

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