Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após derrota, Romney sobe o tom contra concorrente

Gingrich renunciou à presidência da Câmara 'em desgraça', diz pré-candidato

Ex-deputado, que lidera as pesquisas para as prévias da Flórida, acusa seus rivais de fazer campanha suja

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

Depois da derrota na prévia republicana da Carolina do Sul, o republicano Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, elevou o tom das críticas a Newt Gingrich, que também disputa a indicação do partido para concorrer às eleições nos EUA.

Gingrich venceu no sábado a primária no Estado conservador e já lidera as pesquisas na Flórida, onde a disputa ocorrerá no dia 31.

Ontem, na véspera de novo debate eleitoral, Romney disse que o rival renunciou "em desgraça" ao cargo de presidente da Câmara, no fim dos anos 90, em meio a denúncias do comitê de ética.

Também afirmou que Gingrich é inconstante e que sua conduta após ter deixado a atividade parlamentar desperta dúvidas, além de dizer que, caso indicado, seria alvo de revelações-surpresa que o fariam perder a eleição.

"Ele age de maneira errática e não sugere o rumo sério e estável que está associado à ideia de liderança", disse.

Entre os temas que viraram motivo de ataques estão os relacionamentos extraconjugais de Gingrich e consultorias prestadas pelo político à Freddie Mac, instituição federal especializada em crédito imobiliário. Já conhecidos, os temas voltaram à cena.

Romney pediu que o rival devolvesse o montante recebido pela consultoria, o que significaria algo em torno de R$ 3 milhões.

Na semana passada, Marianne, ex-mulher de Gingrich, deu entrevista à TV dizendo que o conservador propôs um casamento aberto -na ocasião, ele tinha um caso com a assessora que depois se tornou sua terceira mulher.

A campanha do ex-presidente da Câmara respondeu às críticas e enviou mensagem aos eleitores dizendo que os concorrentes partiram para uma campanha suja.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.