Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

'Quando Costa Concordia inclinou, saí', diz capitão

Afirmação foi feita poucas horas após o acidente

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Horas depois do naufrágio do Costa Concordia, o capitão Francesco Schettino afirmou que abandonou o navio quando a embarcação começou a se inclinar.

"Quando percebi que o navio estava se inclinando, eu saí", disse Schettino, em conversa telefônica com um amigo, em 14 de janeiro (um dia depois do acidente), obtida pela imprensa italiana.

A afirmação contradiz com o depoimento do capitão na semana passada, em que alegou ter "escorregado e caído" em um bote salva-vidas.

A conversa do capitão com um homem chamado Fabrizio foi gravada aparentemente sem seu conhecimento, enquanto era mantido sob custódia, logo após o naufrágio.

O advogado de Schettino não negou a veracidade da gravação, mas disse que seu cliente não deve ser tratado como "bode expiatório".

Na conversa com o amigo, ele afirma ainda que o que "sente mais orgulho é que salvamos todo mundo, menos aqueles sujeitos [as vítimas]".

Até o momento, foram encontrados os corpos de 16 vítimas do naufrágio -ainda há 22 desaparecidos.

"Fiz o que pode ser definido como uma 'imprudência' [a aproximação excessiva da ilha de Giglio]. Tudo o que ocorreu depois que batemos nas rochas eu fiz com o máximo de profissionalismo", disse Schettino.

O capitão está em prisão domiciliar sob acusação de homicídio múltiplo e abandono do navio.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.