Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Produto Interno Bruto português cai 1,5% em 2011

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O PIB (Produto Interno Bruto) de Portugal caiu 1,5% em 2011. A retração, no quarto trimestre em relação ao período precedente, foi de 1,3%. Os dados foram divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística).

O governo português previa números mais negativos, esperando contração de 1,6% tanto para o PIB anual quanto para o valor trimestral.

No período que vai de outubro a dezembro, a retração foi de 2,7% -se comparada ao mesmo período de 2010.

Em comunicado oficial, o INE afirmou que o "acentuado retrocesso do Produto Interno Bruto no quarto trimestre reflete um agravo significativo da demanda interna".

O instituto aponta, ainda, que o saldo comercial teve melhora no ano devido a uma diminuição das importações e, também, ao "crescimento elevado das exportações".

O governo português, assim como o grego e o italiano, está severamente endividado -situação que preocupa toda a zona do euro e, portanto, o restante do mundo.

AI, AI

A indignação popular com a crise no país inspirou uma nova versão da música "Ai, se Eu te Pego", do brasileiro Michel Teló. No lugar da cantada barata, entrou o protesto: "Ai, Não nos Calam".

O vídeo com a versão do técnico de informática Ricardo Matos foi feito para convocar a população à marcha da CGTP

(Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses), no sábado passado em Lisboa.

"Basta, já chega que o capital nos roube" e "salários de miséria, assim não há justiça" substituíram os versos insistentes do hit brasileiro. Até ontem, o vídeo tinha sido visto mais de 24 mil vezes.

A música de Teló já foi traduzida para inglês, francês e japonês, entre outros, e teve versão até em Libras.

FOLHA.com

Assista à versão portuguesa da música
folha.com/no1048595

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.