Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Irã anuncia avanços em seu programa atômico

Um deles é fabricação de cilindros de combustível

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

O Irã anunciou ontem dois importantes avanços no seu programa nuclear, num aparente esforço para mostrar que o acirramento das sanções não afetará seu desenvolvimento atômico.

A evolução mais relevante foi divulgada em tom de espetáculo na TV estatal, onde o presidente Mahmoud Ahmadinejad, usando colete branco e bota, supervisionou a inserção do primeiro cilindro de combustível nuclear totalmente fabricado no Irã num reator de Teerã que produz isótopos de pesquisa contra o câncer.

Ele ordenou a construção de mais quatro reatores nucleares similares, que serão abastecidos exclusivamente com cilindros de fabricação nacional. Até então, Teerã usava um envelhecido estoque de cilindros de urânio comprados da Argentina.

O país diz ter sido obrigado a desenvolver seus próprios cilindros devido às sanções impostas por ONU, EUA e UE (União Europeia), que impedem importação de material atômico.

Além disso, a agência de energia atômica anunciou a instalação de novas centrífugas de última geração na central de Natanz (centro). Segundo ela, as centrífugas são três vezes mais rápidas e eficientes que as anteriores.

Em outro episódio, o Irã disse aos seis principais compradores na UE de petróleo iraniano -Portugal, Itália, Espanha, França, Holanda e Grécia- que cortaria imediatamente suas exportações. Depois, voltou atrás.

Com agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.