Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Moscou tem silêncio nas ruas e muitos policiais

DO ENVIADO A MOSCOU
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA EM MOSCOU

A neve e as temperaturas negativas na capital da Rússia contribuíram para que as ruas ficassem silenciosas durante o dia de eleição.

A presença de policiais e militares nas estações de metrô e no centro de Moscou, porém, era intensa e dava a sensação de que algo podia acontecer a qualquer momento.

Em duas das seções eleitorais visitadas pela reportagem, havia venda de produtos, de artesanato a livros, na antessala das cabines de votação. Nas ruas, não se via propaganda de outro candidato que não Vladimir Putin.

Ainda com as eleições em andamento, e teoricamente sem que o vencedor fosse conhecido, a praça Manej, nos arredores do Kremlin, já se preparava para celebrações da vitória de Putin.

As forças oficiais interditaram ruas, um shopping e o tradicional McDonald's próximo à praça Vermelha para que a festa acontecesse.

Uma enorme bandeira da Rússia foi disposta em um dos prédios da região, e telões reproduziam as imagens do símbolo nacional.

No fim da tarde, grupos majoritariamente formados por homens eram deixados por ônibus no local.

O tom de nacionalismo que Putin deu a sua campanha ficava patente com a distribuição de bandeiras e bexigas com as cores do país.

Alguns traziam suas próprias bandeiras, como um grande grupo da União dos Construtores de Máquinas.

As pessoas, contudo, não pareciam muito dispostas a celebrar. Um grupo reforçava a necessidade de tirar uma fotografia no local, com todos aparecendo, como se cumprisse obrigações.

Para chegar perto da praça no mesmo caminho feito pelos manifestantes, a Folha precisou passar por duas revistas policiais e dois detectores de metais. Não havia rota de saída, e um dos oficiais, antes de liberar passagem, questionou o motivo do abandono da celebração.

(RODRIGO RUSSO e MARINA DARMAROS)

Leia blog do enviado a Moscou
folha.com/120459

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.