Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aliados de aiatolá devem ter 75% do Parlamento

Resultado final será conhecido hoje, mas projeções indicam derrota do presidente do Irã

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Conservadores aliados do aiatolá Ali Khamenei deverão controlar pelo menos 75% do novo Parlamento iraniano.

Com 90% dos votos apurados na eleição parlamentar da última sexta-feira, os deputados da linha-dura conquistaram mais de três quartos das 290 cadeiras em disputa. O resultado final oficial deve ser apresentado hoje.

Com as alas reformistas escanteadas, a eleição virou uma disputa entre facções conservadoras.

O maior derrotado é o atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, que tem mandato até o ano que vem.

Dos 216 assentos já declarados, 112 foram ganhos pelos conservadores que se alinham ao líder supremo

Também foram eleitos seis candidatos independentes opositores de Ahmadinejad. As cadeiras restantes serão divididas entre aliados do presidente e candidatos de centro -que podem fechar coalizão com o bloco anti-Ahmadinejad.

Os resultados da disputa não devem influenciar a política externa do Irã, mas representam um revés para Ahmadinejad, com consequências internas. Ele pode se tornar o primeiro presidente iraniano a ser questionado por um Parlamento hostil, desde a Revolução Islâmica de 1979.

Ahmadinejad será convocado pelos deputados a dar explicações sobre questões envolvendo a economia e a política externa do país. Ele corre o risco de sofrer um impeachment, mas apenas se Khamenei der o sinal verde.

Alguns analistas apostam que o presidente vá ficar até o fim do mandato, mas com menos poder. "O establishment está sob pressão do Ocidente e não quer parecer dividido", disse Babak Sadeghi.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.