Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Santorum vence 2 primárias no sul do país

Pré-candidato supera o rival republicano, Mitt Romney, no Alabama e no Mississippi, Estados mais conservadores

Resultado mostra que, se Romney for à eleição contra Obama, terá dificuldade em atrair eleitores mais à direita

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

O ex-senador Rick Santorum venceu ontem as primárias republicanas no Alabama e no Mississippi, ressaltando que o favorito para ser o candidato do partido à Casa Branca, Mitt Romney, tem dificuldade com o eleitor sulista mais à direita.

Pior para Romney, terceiro nos dois Estados segundo projeções da mídia local, o resultado indica um obstáculo a superar caso seja ele a concorrer em novembro contra Barack Obama: nos EUA o voto não é obrigatório, e, sem estímulo, essa fatia do eleitorado pode desistir.

Por sua vez, Santorum, um católico ultraconservador, consegue fazer ressoar seu discurso centrado em valores morais e religiosos.

Foi assim que ele conquistou todos os grandes Estados sulistas ultraconservadores -a única exceção é a Geórgia, que preferiu o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, com berço político ali.

Gingrich, que vinha tendo dificuldades em sua campanha, ficaria em segundo no Alabama. Sua campanha pode assim ganhar sobrevida, embora suas chances de ser candidato sejam pífias.

Em ambos os casos, Romney caminhava para a terceira colocação -seu pior resultado até agora. O resultado fortalece o argumento de Santorum de que o rival não é unanimidade no partido.

"Esta campanha consiste em algumas pessoas fazendo coisas extraordinárias, como os EUA", discursou ontem já na Louisiana, outro Estado sulista, que vota no dia 24.

Reforça também sua justificativa para arrastar a disputa até o final, em junho, mesmo que até agora ele tenha somado menos da metade dos "delegados" (votantes na convenção partidária que de fato elege o candidato, em agosto) de Romney.

A cada primária, os aspirantes coletam um lote de "delegados", distribuídos segundo o resultado das urnas.

Como os 50 do Alabama e os 40 do Mississippi seriam distribuídos proporcionalmente e como a divisão de votos foi acirrada -em torno de sete pontos de diferença entre os três-, o resultado de ontem não teria grande impacto matemático na disputa. Mas teria impacto moral.

Ontem também votou o Havaí, que leva 20 delegados à convenção e onde Romney era favorito. O resultado só sairia nesta madrugada.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.