Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil pode perder até 2 pontos do PIB, alerta Fundo

Redução seria produto da falta de reformas na UE

DE WASHINGTON

O FMI aponta progresso na redução de riscos nos mercados mundiais, mas alerta que reformas como a maior integração fiscal e financeira da Europa e o fortalecimento do sistema bancário ainda precisam ser priorizadas.

Se não o forem, consequências como a saída de capitais dos países emergentes minariam o avanço global, com impacto de até 2 pontos percentuais no PIB de países como o Brasil, ressalta o FMI em seu relatório anual Avaliação de Estabilidade Financeira Global, lançado ontem em Washington.

"Para um país como o Brasil, que recebeu um montante enorme de capital estrangeiro neste período [de crise], o impacto sobre o crescimento poderia chegar a dois pontos percentuais, mesmo com as reservas sendo suficientes para cobrir necessidades financeiras de curto e médio prazo", afirma o documento.

O relatório ressalta que a inundação de dólares, provocada pelas políticas monetárias expansionistas e de liquidez nos países ricos -que aumentaram a quantidade de dinheiro em circulação e acabaram, na prática, por desvalorizar suas moedas- criou, somada à atratividade dos mercados emergentes, novas vulnerabilidades.

"Os responsáveis pela política econômica destes países enfrentam um risco de mão dupla e devem estar também preparados para uma fuga repentina de capitais", diz.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.