Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Suprema Corte examina lei de imigração

DE WASHINGTON

A Suprema Corte dos EUA começou ontem a examinar a constitucionalidade de uma das leis anti-imigrantes mais polêmicas do país, aprovada pelo Arizona em 2010 apesar da oposição da Casa Branca.

O caso, aberto a pedido do governo Barack Obama, é um dos mais proeminentes na Corte neste ano eleitoral e terá reflexo na acirrada disputa à Presidência.

Alem disso, servirá de referência a outros 13 Estados que aprovaram ou tentam aprovar medidas semelhantes -entre eles a Geórgia, onde vive uma grande parcela da comunidade brasileira irregularmente nos Estados Unidos.

A expectativa é que a decisão saia em junho.

A lei do Arizona foi aprovada em 2010 e permite, entre outras coisas, que a polícia peça documentos de qualquer pessoa no Estado. A prática é incomum nos EUA, em que a proteção da privacidade é garantida por lei federal.

Esse é um dos argumentos usados como base na contestação do governo federal, que levou ao bloqueio da lei meses após sua implementação e ao congelamento do processo em outros Estados.

Antes, porém, a lei SB1070 provocou protestos no Arizona, onde se tornaram célebres as blitze da polícia local. Segundo críticos da lei, as pessoas eram paradas e eventualmente detidas para deportação por conta da aparência.

(LC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.