Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Morre Donna Summer, aos 63, nos EUA

Considerada uma das maiores vozes da "disco", ela influenciou nomes como Madonna, New Order e Brian Eno

Cantora emplacou 19 músicas no topo da parada de dance music norte-americana entre os anos de 1975 e 2008

William Volcov - 10.nov.09/Brazil Photo Press/Folhapress
Donna Summer, em apresentação em São Paulo, em 2009
Donna Summer, em apresentação em São Paulo, em 2009

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Donna Summer, uma das maiores cantoras da era "disco", morreu ontem na Flórida, nos Estados Unidos, aos 63 anos. Segundo sua família, ela morreu de câncer.

Nascida LaDonna Andrea Gaines, em Boston, Summer começou em corais de igreja, como tantas outras cantoras negras norte-americanas.

Nos anos 70, mudou-se para a Alemanha. Nessa época, Summer conheceu os produtores musicais Giorgio Moroder e Pete Bellotte.

Esse encontro transformaria a carreira da cantora e a história da dance music.

Em 1975, Donna Summer lançou seu primeiro grande sucesso, "Love to Love You Baby". A faixa tornou-se um dos marcos da discoteca, com seu ritmo pulsante e tom libidinoso, cortesia dos grunhidos e gemidos que Moroder a convenceu a gravar.

A faixa estourou nas paradas, apesar de ter sido proibida em alguns países por sua forte carga erótica. No Reino Unido, a BBC impôs um boicote à canção, restringindo-a a alguns horários.

Entre 1975 e 2008, Donna Summer teve 19 músicas no topo da parada de dance music norte-americana, perdendo apenas para Madonna.

INFLUÊNCIAS

Mesmo quem era criança nos anos 70, quando Donna Summer explodiu na cena musical, ainda é impactado pelos discos que ela lançou em parceria com Moroder.

"I Feel Love" (1977), por exemplo, foi inteiramente gravado com sintetizadores e trazia um som robótico que influenciou a house music e o tecno que se ouve hoje.

O impacto da faixa foi imenso. Nick Rhodes, do Duran Duran, disse, ao saber da morte de Summer: "É raro você ouvir uma faixa que muda completamente sua percepção sobre música. 'I Feel Love' é uma dessas faixas".

Bernard Sumner, do New Order, já declarou que Summer foi uma de suas maiores influências musicais.

David Bowie, que em 1977 estava gravando com o produtor Brian Eno em Berlim, diz que Eno ficou empolgado com "I Feel Love": "Isso é o som do futuro", disse ele.

"Esse disco vai definir a música dance dos próximos 15 anos." Eno estava errado: a influência da faixa se faz sentir até hoje, 35 anos depois de seu lançamento.

Nos anos seguintes, Donna Summer continuou no topo: foi a única artista a ter três álbuns duplos consecutivos no topo da parada norte-americana: "Live and More", "Bad Girls" e "On the Radio".

Foi também a primeira cantora a ter quatro compactos no topo da parada num período de 13 meses.

Summer não fez sucesso só com a discoteca. Mesmo depois que a "disco" saiu de moda, ela continuou emplacando hits de pop, como "She Works Hard for the Money" e "This Time I Know It's for Real". Também ganhou cinco prêmios Grammy.

Todos os artistas que orbitam na dance music, do pop dançante de Madonna às batidas dos produtores de tecno mais alternativos, devem muito a Donna Summer.

FOLHA.com

Relembre os sucessos de Donna Summer

folha.com/no1091749

Hit de Donna Summer ganhou cover de Madonna e Chili Peppers

folha.com/no1091759

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.