Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atentado no sul da Itália deixa 1 morta e 7 feridos

Autoridades do país dizem suspeitar de que ataque a colégio tenha relação com a máfia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um atentado a um colégio matou ao menos uma jovem e deixou outras sete feridas, ontem, em Brindisi, na região de Puglia, no sul da Itália.

O ataque ocorreu por volta das 7h (horário italiano) em frente ao instituto profissional Francesca Morvillo Falcone, quando os estudantes chegavam ao local.

A explosão, de acordo com os moradores da área, foi forte e destruiu os vidros da escola e de edifícios situados a até 200 metros do local.

Segundo os investigadores, os artefatos explosivos eram de fabricação caseira e estavam acoplados a dois botijões de gás. Tudo foi escondido em um contêiner que estava diante do colégio.

Até o início da noite de ontem, nenhum grupo havia assumido a autoria da ação. No entanto, autoridades italianas suspeitam que a explosão tenha relação com a data do assassinato de Francesca Morvillo, mulher do juiz Giovanni Falcone, que combatia a máfia, que completa 20 anos nesta quarta-feira.

Temendo novos atentados, as autoridades locais esvaziaram os demais colégios da região. Na última quarta-feira, o governo italiano reforçou os dispositivos de segurança em mais de 14 mil possíveis alvos terroristas. A medida foi tomada após um atentado contra um executivo do grupo Ansaldo Nucleare.

REPERCUSSÃO

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, afirmou que o governo "agirá com firmeza contra todo tipo de atos criminosos".

O Vaticano também se manifestou sobre o atentado. Por meio de seu porta-voz, Bento 16 afirmou que a ação foi "horrível e é ainda mais execrável por ter ocorrido nas cercanias de uma escola, contra jovens inocentes".

Para demonstrar repulsa ao atentado, foram realizadas ontem manifestações em Roma e em pelo menos outras 19 cidades italianas, entre elas Mesagne, povoado ao qual Melissa Bassi, 16, morta no atentado, pertencia.

Os eventos esportivos deste fim de semana na Itália também farão homenagens às vítimas do atentado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.