Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Peña Nieto diz que o tráfico não terá 'nem trégua nem pactos'

Presidente eleito do México pretende promover reformas, mas terá de negociar com Congresso

Além de abrir o capital da estatal do petróleo, ele quer reformular as legislações fiscal, trabalhista e política

SYLVIA COLOMBO
ENVIADA ESPECIAL À CIDADE DO MÉXICO

Em sua primeira declaração à imprensa após conhecer os resultados parciais que asseguram sua eleição como presidente do México, Enrique Peña Nieto, do PRI (Partido Revolucionário Institucional), anunciou que proporá reformas em várias áreas.

A principal delas refere-se à área energética e prevê uma alteração na Constituição. Peña Nieto quer abrir a tradicional Pemex (Petroleos Mexicanos) para o capital privado. Durante a campanha, o priísta apontou a Petrobras como modelo inspirador.

As outras reformas são estruturais e dizem respeito às áreas fiscal, trabalhista e política. O novo presidente declarou que pretende aumentar a capacidade de arrecadação do Estado, incluir os empregados informais entre os beneficiários de direitos trabalhistas e reduzir o número de parlamentares nas Assembleias regionais.

As propostas serão encaminhadas por uma equipe de transição que Peña Nieto anunciará nos próximos dias. A posse será em dezembro.

Até a conclusão desta edição, a contagem preliminar dos votos já havia atingido 97,53% do total e indicava a vitória de Peña Nieto por 38,10%, contra 31,68% do segundo colocado, Andrés Manuel López Obrador (PRD).

CONGRESSO

A contagem de votos para o Congresso indica que o PRI deve ficar com cerca de 50% das duas câmaras, o que o obrigará a negociar com outras forças políticas para obter aprovação de sua agenda.

Com relação ao narcotráfico, um dos problemas mais sérios que o México enfrenta, Peña Nieto disse que "não haverá nem trégua nem pactos".

E reafirmou que promoverá uma mudança com relação ao modo como o antecessor, Felipe Calderón, tratava o assunto. Peña Nieto quer tirar o foco das capturas dos grandes líderes do crime organizado e se concentrar no combate à violência cotidiana.

"A prioridade será diminuir as altas taxas de homicídios, sequestros e extorsões que temos hoje." Para isso, criará uma polícia, armada, que atuará nas regiões mais conflagradas.

O presidente eleito anunciou que já recebeu ligações de alguns chefes de Estado, como os presidentes da Colômbia, do Uruguai e dos EUA. Com Barack Obama, o priísta disse ter conversado sobre temas de segurança e infraestrutura comuns aos dois países.

O Instituto Federal Eleitoral (IFE) reconheceu que o programa de resultados preliminares do órgão recebeu ataques de hackers, mas que nenhum teve sucesso.

DISTRITO FEDERAL

Apesar da vitória contundente no pleito presidencial, o PRI não conseguiu uma votação significativa na capital do país. O candidato da esquerda para o cargo de chefe de governo local, Miguel Ángel Mancera (PRD), deve sair vitorioso com 62% dos votos, distante 30 pontos percentuais da segunda colocada, Beatriz Paredes (PRI).

Assim, a capital mexicana permanece sendo um reduto histórico da esquerda. Ontem, jovens do movimento estudantil #YoSoy132 e militantes do PRD fizeram passeata pela cidade, em protesto contra a vitória de Peña Nieto, acusando fraude eleitoral.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.