Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Moody's pode rebaixar nota da dívida americana

Medida pressiona Casa Branca a aprovar cortes

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A agência de classificação de risco Moody's afirmou ontem que poderá rebaixar a nota da dívida pública dos Estados Unidos, a maior economia do mundo, em um ponto, de AAA para AA1.

A alteração pode acontecer caso as negociações para controlar o deficit do orçamento federal fracassem no Congresso, que tem maioria republicana.

A Casa Branca e os deputados da oposição fizeram um acordo que economiza US$ 1,2 trilhão (R$ 2,42 tri) entre cortes de gastos e aumento de impostos, a partir do próximo dia 2 de janeiro.

O intuito é reduzir o deficit, mas o efeito prático é retirar dinheiro da economia e provocar efeito recessivo.

Os republicanos relutam em manter o acordo, em grande parte porque implicaria em cortes automáticos em áreas como a de defesa.

O pacto também pode aumentar os já elevados índices de desemprego do país, de mais de 8% da população.

O presidente da Câmara, John Boehner, afirmou, porém, não estar confiante em novo acordo. Nenhuma negociação séria é esperada para antes das eleições presidenciais, em novembro.

O anúncio da Moody's foi feito após declaração do ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schauble, advertindo que a economia global está sobrecarregada com o deficit americano.

No ano passado, a Moody's havia reavaliado sua perspectiva em relação ao deficit norte-americano como negativo. No mesmo ano, o país teve sua nota rebaixada pela agência Standard & Poor's.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.