Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Autor de filme usou nome falso, dizem autoridades

'Sam Bacile' seria cristão copta acusado de fraude bancária e de produzir drogas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Autoridades federais dos EUA apontaram o cristão copta Nakoula Basseley Nakoula, 55, que vive no sul da Califórnia, como "Sam Bacile", autor do polêmico filme "Innocence of Muslims" (A Inocência dos Muçulmanos), segundo a Associated Press.

Em entrevista à agência, no entanto, Nakoula, que é de origem egípcia, afirmou cuidar da "logística" da companhia que fez o filme, mas negou que fosse Sam Bacile.

Segundo a AP, porém, o celular de Bacile foi rastreado e encontrado no mesmo endereço de Nakoula -além disso, processo criminal aberto em 2010 mostra que ele usava pseudônimos como Nicola Bacily e Robert Bacily.

De acordo com o site "Daily Beast", além de ser acusado de fraude bancária nesse processo de dois anos atrás, Nakoula já havia sido preso, em 1997, sob a acusação de fabricar metanfetamina.

Ontem, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, classificou "Innocence of Muslims" como um filme "repugnante" e uma tentativa "cínica" de ofender pessoas por sua crença religiosa.

Ao mesmo tempo, Hillary disse que a Casa Branca não poderia interferir na liberdade de expressão no país.

O secretário americano da Justiça, Eric Holder, afirmou que o FBI (polícia federal dos EUA) já abriu investigação sobre as quatro mortes no consulado em Benghazi, em meio a protestos contra o filme.

Holder, que estava em viagem ao Qatar e a Arábia Saudita, foi chamado de volta aos EUA para chefiar a apuração.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.