Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Ilustrada em cima da hora

Inglesa Hilary Mantel leva Booker Prize

Escritora é primeira mulher a vencer duas vezes principal prêmio britânico

'Bring Up the Bodies' é 2ª parte de trilogia sobre Cromwell; tomo anterior deu à autora o mesmo prêmio em 2009

DE SÃO PAULO

Hilary Mantel, 60, tornou-se ontem a primeira mulher a vencer duas vezes o Man Booker Prize, principal prêmio literário britânico e um dos mais importantes do mundo, pelo livro "Bring Up the Bodies" (tragam os corpos).

A obra é a segunda parte de uma trilogia ficcional sobre Thomas Cromwell (1485-1540), homem forte do reinado de Henrique 8º. No romance, Mantel narra o julgamento da rainha Ana Bolena, acusada de ter traído o monarca.

Em 2009, Mantel havia ganho o prêmio pela primeira parte da trilogia, "Wolf Hall" -publicado no Brasil no ano passado pela Record, que prevê lançar "Bring Up the Bodies" em abril de 2013.

Antes de Mantel, somente o sul-africano J.M. Coetzee e o australiano Peter Carey haviam recebido a distinção duas vezes. Esta foi também a primeira vez que o prêmio, concedido desde 1970, foi dado a uma sequência.

"Bring Up the Bodies" bateu obras de Will Self, Tan Twan Eng, Deborah Levy, Alison Moore e Jeet Thayil.

Os seis finalistas foram anunciados em setembro pelo júri presidido por Peter Stothard, editor do "Times Literary Supplement", que analisou um total de 145 livros.

"Depois de reler uma extraordinária lista de 12 semifinalistas [anunciados em julho], foi o puro poder da prosa que resolveu a maioria dos debates", disse Stothard.

"Ficamos muito felizes pelo vigor e pelos valores vivamente defendidos nos seis livros que escolhemos", disse o presidente do júri a respeito dos finalistas.

Ele definiu Mantel como "a melhor prosadora inglesa" em atividade. "Estamos muito orgulhosos por ser leitores na época em que ela escreve. Acho que não temos um escritor inglês recente com tanto controle sobre a prosa."

De acordo com os apostadores britânicos, Self era o favorito para vencer o prêmio. Mantel vinha na sequência.

No ano passado, Julian Barnes venceu pelo livro "O Sentido de um Fim" (Rocco).

Pelo prêmio, Hilary Mantel recebeu o valor de 50 mil libras (cerca de R$ 160 mil).

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.