Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obama ganharia em 20 países, diz pesquisa

DE SÃO PAULO

O mundo torce para que Barack Obama descole do rival republicano Mitt Romney e obtenha mais quatro anos à frente da Casa Branca nas eleições de 6 de novembro, de acordo com pesquisa encomendada pela rede britânica BBC em 21 países.

Na média das 21 mil entrevistas feitas pelo instituto GlobeScan/PIPA, 50% disseram preferir a reeleição do democrata enquanto apenas 9% optam por Romney.

Na maioria deles, o presidente aumentou o índice de escolha obtido em 2008. As entrevistas foram feitas entre 3 de julho 3 de setembro.

BRASIL e FRANÇA

No Brasil, Obama foi escolhido por 65% dos entrevistados. São sete pontos a menos do que na França, onde o americano alcançou seu recorde de preferência: 72%. Só 2% dos franceses escolheram o republicano.

Só no Paquistão Obama perde para Romney -11% contra 14%. O país, um aliado crucial mas reticente de Washington, foi um dos alvos da marca registrada da política de segurança de Obama: os ataques com "drones", aviões não tripulados, com alto índice de vítimas civis.

Em relação a 2008, Obama perdeu popularidade no Quê-nia, terra natal de seu pai -o presidente não visitou o país depois de eleito e foi lá que Romney obteve seu maior índice de aprovação: 18%.

A aprovação de Obama também caiu no México (43% escolheram o democrata), na Polônia (34%) e China (28%).

Uma das explicações para o pior desempenho entre os mexicanos pode ser a não aprovação da reforma migratória e o número recorde de deportações de ilegais desde a posse do democrata.

A pesquisa, no entanto, não se estendeu pelo mundo árabe nem no norte da África, região que passou por transformações políticas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.