Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Filha de Raúl Castro e blogueira cubana batem boca no Twitter

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A estreia da família Castro no Twitter, na terça-feira passada, terminou em quebra-quebra. Digital.

Mariela Castro, filha do ditador de Cuba, Raúl Castro, e a blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez travaram uma discussão acalorada por meio de troca de mensagens.

A briga começou quando Yoani -crítica do governo cubano que ganhou fama mundial com o blog "Generación Y"- enviou tuítes dando as boas-vindas a Mariela.

Ela saudou a "pluralidade do Twitter". Ali, disse: "Ninguém pode me calar, me negar permissão para viajar ou bloquear minha entrada".

Em seguida, Yoani disparou: "Uma questão para ela [Mariela]: Quando nós, cubanos, poderemos sair de nossos armários?". A blogueira se referia à campanha de Mariela pelos direitos dos homossexuais, como chefe do Centro Nacional de Educação Sexual de Cuba. "A tolerância é total ou não é?", emendou Yoani.

Mariela respondeu dizendo: "Sua abordagem sobre tolerância reproduz os velhos mecanismos de poder. Para melhorar seus 'serviços' você devia estudar".

Mais tarde, depois de ter recebido diversos tuítes de outros dissidentes, Mariela não se conteve.

"Parasitas depreciáveis: vocês receberam a ordem de seus empregadores para me responder conjuntamente e com as mesmas frases predeterminadas? Sejam criativos", escreveu, refletindo o desdém dos líderes cubanos a dissidentes, vistos como aliados dos Estados Unidos.

Na vanguarda em Cuba no apoio aos direitos dos homossexuais, Mariela é também a primeira na família Castro a se engajar pública e pessoalmente no Twitter.

Seu pai, Raúl Castro, e seu tio, o ex-ditador Fidel Castro, têm contas no Twitter, mas são usadas apenas para divulgar artigos da mídia estatal. Apesar do acesso restrito à internet em Cuba, o Twitter tem amealhado número cada vez maior de usuários.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.