São Paulo, Sábado, 01 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê faz discurso sobre Ieltsin

Leia abaixo o discurso de Vladimir Putin sobre a renúncia de Boris Ieltsin e sobre o Ano Novo.

Hoje, na véspera de Ano Novo, eu havia planejado, como vocês, ouvir com meus amigos e parentes o discurso à nação do presidente Boris Nicolaievitch Ieltsin. Mas as coisas mudaram de rumo.
Hoje, 31 de dezembro de 1999, o primeiro presidente da Rússia decidiu renunciar. Ele me pediu que me dirigisse a vocês.
Caros russos. Caros compatriotas.
Hoje eu fui incumbido das tarefas de um chefe de Estado. As próximas eleições presidenciais acontecerão em três meses. Eu quero chamar a atenção de vocês para o fato de que não haverá vazio no poder nem por um instante. Não tem havido vazio no poder e não haverá.
Eu quero alertá-los que qualquer tentativa de ultrapassar os limites das leis e da Constituição russa será firmemente reprimida.
Liberdade de expressão, liberdade de consciência, liberdade para a mídia, direito à propriedade privada, todos os princípios básicos de uma nação civilizada serão defendidos pelo Estado. As Forças Armadas, os serviços federais de guarda de fronteiras e as forças da lei estão trabalhando normalmente, como antes.
O Estado sempre esteve de guarda e vai continuar assim para defender a segurança de cada pessoa. Ao tomar essa decisão de transferir seu poder, o presidente atuou de acordo com a Constituição.
Nós só seremos capazes de avaliar o quanto aquela pessoa (Ieltsin) deu à Rússia daqui a algum tempo. Entretanto já está claro hoje que a Rússia está no caminho da democracia e das reformas. Não deixou de lado o seu caminho e trabalhou para emergir como um Estado forte e independente. Essa é sua maior realização.
Eu gostaria de desejar ao presidente da Rússia, Boris Nicolaievitch Ieltsin, saúde e felicidade. O Ano Novo é o mais brilhante, melhor e mais amado dos feriados na Rússia. Sonhos se tornam realidade no Ano Novo e ainda mais em um extraordinário Ano Novo como este. Tudo de bom e de agradável que se sonhou e desejou se torna realidade.
Caros amigos. Faltam poucos segundos para a chegada do ano 2000. Vamos sorrir perto de nossos amigos e parentes. Vamos desejar a cada um de nós, emoção, felicidade e amor. E erguer nossos brindes ao novo século na Rússia, ao amor e paz em cada lar. À saúde de nossos parentes e crianças. Feliz Ano Novo. Feliz novo século.



Texto Anterior: Rússia lança Scuds na Tchetchênia
Próximo Texto: Primeiro Sol: 'Festa da fé' coloca Tonga no ano 2000
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.