São Paulo, domingo, 01 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERROR

Grupo islâmico que matou mais de 200 em Bali é suspeito

Bomba deixa 8 mortos e 45 feridos em mercado cristão na Indonésia

DA REDAÇÃO

Uma poderosa bomba, aparentemente instalada por terroristas islâmicos, foi detonada ontem dentro de um mercado freqüentado por cristãos na Indonésia. O atentado matou ao menos oito pessoas e deixou outras 45 feridas.
No momento da explosão, ocorrida em Palu, na ilha Sulawesi, era intenso o movimento de pessoas que compravam carne de porco -cujo consumo é vedado pela tradição muçulmana- para as comemorações do Ano Novo.
Sulawesi tem sido palco de violência religiosa entre cristãos e muçulmanos. Na região, a população de 12,5 milhões de habitantes é praticamente dividida ao meio entre as duas religiões. Trata-se de uma exceção em relação ao que ocorre no país. A Indonésia é o maior país muçulmano do mundo; quase 90% de sua população de 242 milhões de habitantes professa a fé islâmica.
Em 2001 e 2002, intensas batalhas entre grupos das duas religiões deixaram um saldo de mais de mil pessoas mortas. O conflito atraiu a atenção de grupos terroristas islâmicos para a ilha.
A suspeita sobre a autoria do ataque de ontem recai sobre a Jemaah Islamiyah, braço indonésio da Al Qaeda que, em 2002, matou mais de 200 pessoas em dois ataques a uma discoteca em Bali.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Avalancha mata sete alpinistas na Eslováquia
Próximo Texto: Mão de ferro: Putin ameaça fechar gasoduto que alimenta aquecedores da Ucrânia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.