São Paulo, domingo, 01 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

Banco islâmico ganha prêmio ao custear casas


DA REDAÇÃO

No ano que marcou a explosão da bolha imobiliária americana, ponto zero do atual derretimento econômico global, uma das raras instituições que seguem as regras das finanças islâmicas nos Estados Unidos foi premiada -e justamente por seus produtos de financiamento habitacional.
No último dia 17, a American Bankers Association (equivalente americana da brasileira Febraban) anunciou 15 bancos vencedores de seus seis prêmios anuais.
Na categoria "auxílio na aquisição da casa própria", uma das duas que tiveram um único premiado, o vencedor foi o University Bank.
No ano passado, a entidade financiou, em 12 dos 50 Estados norte-americanos, 2.610 residências em conformidade com as restrições à usura que são impostas pelo Corão.
Desde julho de 2003, são oferecidos pela instituição financeira dois produtos de financiamento habitacional -"Murabaha e Ijara, as únicas formas de negócio islamicamente aceitáveis", apregoa o site do banco.
Pelo Murabaha, o banco funciona como sócio capitalista de seu cliente. O particular escolhe um imóvel, que é comprado à vista pelo banco.
A instituição e o cliente pactuam então um preço mais alto, para transferir futuramente o bem à pessoa e remunerar o banco pelo desembolso inicial. O cliente paga mensalmente a prestação do imóvel acrescida de uma comissão ao banco.
No caso do Ijara, o banco transforma o seu cliente em inquilino. O particular escolhe o imóvel, que é comprado à vista pela instituição.
A soma de todas as prestações mensais neste caso têm que ser idênticas ao valor desembolsado pelo banco, que é remunerado pelo investimento por meio de cobranças de aluguel do cliente.
O University Bank alega que seus negócios não são exclusivos para muçulmanos e que trabalha no desenvolvimento de novos produtos "que serão concebidos sem o específico jargão islâmico".0 (LF E TC)


Texto Anterior: França cria curso de finanças islâmicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.