São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

VENEZUELA

Chávez compara a sua situação atual à do Brasil antes do golpe militar de 64
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou, ao recordar ontem os 40 anos do golpe militar no Brasil, que a sua situação atual lembra a do país vizinho em 1964.
"Há exatamente 40 anos, os EUA enviaram ao Brasil os navios de guerra que derrubaram o presidente João Goulart", dando início a 21 anos de regime militar, afirmou o presidente.
"Recordar Goulart é compartir da dignidade brasileira", disse. Ele saudou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "que continua fazendo grandes esforços para dar um giro decisivo na história do Brasil".
Segundo Chávez, os EUA estão por trás do golpe que chegou a tirá-lo do poder por 48 horas, em abril de 2002. "Os americanos preparam grupos venezuelanos de oposição que não têm vergonha de pedir uma intervenção estrangeira", acrescentou Chávez.
As declarações foram feitas durante um discurso no qual ele fez duras críticas aos EUA e ao sistema capitalista. "O modelo capitalista é o modelo de Judas", disse Chávez.


Texto Anterior: Lei: Tribunal quer sustar 51 execuções nos EUA
Próximo Texto: 11 de setembro: Comissão de investigação analisa papéis de Clinton
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.