São Paulo, sábado, 01 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE OCUPADO

Jornal britânico "Daily Mirror" publica nova denúncia de violências contra prisioneiros iraquianos

Bush e Blair se dizem chocados com tortura

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse ontem estar "profundamente enojado" pelas fotos que mostram soldados americanos torturando prisioneiros iraquianos. No Reino Unido, um porta-voz do governo declarou que o primeiro-ministro Tony Blair afirmou estar "horrorizado" com as imagens divulgadas pela rede de TV CBS.
Também ontem, o jornal "Daily Mirror" divulgou novas fotos de violência contra iraquianos. Nesse caso, porém, segundo o jornal, elas foram cometidas por soldados britânicos.
Nas fotos exibidas pela CBS na quarta-feira, soldados aparecem obrigando iraquianos nus a simular atos sexuais. Em uma delas, um prisioneiro está com fios elétricos presos em suas mãos. As imagens foram feitas no final de 2003, na prisão de Abu Ghraib, próxima de Bagdá.
"Não gostei nem um pouco. Mas também quero lembrar que aquelas poucas pessoas que fizeram isso não refletem a natureza dos homens e mulheres que mandamos ao exterior. Haverá uma investigação. Acho que vão tomar conta deles", afirmou Bush.
Em 20 de março, o Exército anunciou que seis soldados iriam ser acusados por crimes cometidos em Abu Ghraib. Ao todo, 17 militares foram afastados devido à descoberta das fotos.
O comando militar está avaliando se tomará medidas contra a general Janis Karpinski, que chefiava a prisão na época em que as fotos foram feitas -acredita-se que elas foram tiradas por soldados que participaram das ações. Se for punida, ela poderá perder seu posto de comando, deixar de ser promovida ou ainda receber uma carta de reprimenda.
O general Mark Kimmitt, vice-chefe de operações americanas no Iraque, disse que os EUA decidiram transferir o comandante da prisão de Guantánamo, general Geoffrey Miller, para o Iraque, onde ficará encarregado das prisões da coalizão. Organizações de defesa dos direitos humanos já protestaram contra o tratamento dado aos "combatentes inimigos" mantidos em Guantánamo.
O porta-voz de Blair disse que as imagens são "lamentáveis" e "pressupõem uma infração clara da política de atuação da coalizão". Por outro lado, autoridades militares britânicas confirmaram que estão investigando novas denúncias de abusos. O "Daily Mirror" publica na edição de hoje um militar urinando em um iraquiano. O preso foi espancado e teve seus dentes quebrados por soldados britânicos.
O Ministério da Defesa do Reino Unido informou ontem que o comando militar está avaliando se vai processar oito soldados por um outro caso de abuso, denunciado em maio do ano passado.
Um porta-voz do secretário-geral da ONU informou que Kofi Annan estava "profundamente perturbado". A Anistia Internacional disse que os abusos revelados "não são um incidente isolado". A Cruz Vermelha afirmou que as fotos são "perturbadoras e preocupantes".
A exibição das imagens foi parar nas manchetes de jornais de todo o mundo anteontem, gerando uma grande onda de indignação. A rede árabe de TV Al Jazira disse que as fotos documentam as "práticas imorais" das forças de ocupação. A rede concorrente Al Arabiya afirmou que as imagens mostram a "selvageria" dos soldados americanos.
Apesar de as fotos terem sido divulgadas em primeira mão pela CBS, a imprensa americana não repercutiu sua exibição com a mesma intensidade observada na mídia internacional. Antes de a Casa Branca se manifestar, as cadeias de TV, com a exceção da CBS, deram pouca ou nenhuma atenção ao caso.
Ainda que os envolvidos na tortura dos iraquianos sejam punidos, os danos causados à imagem dos EUA no Oriente Médio serão imensos. "Isso vai aumentar entre os iraquianos o sentimento de insatisfação com os americanos. A resistência vai tentar explorar esses incidentes dolorosos", disse Mahmoud Othman, membro do Conselho de Governo Iraquiano.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Entrada não garante aos novos sócios sucesso econômico imediato
Próximo Texto: ONU apóia xiita secular para ser premiê interino
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.