São Paulo, sábado, 01 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Bush mantém popularidade

Cai a confiança na guerra contra o terror

DA REDAÇÃO

A popularidade do presidente George W. Bush continua alta (77%), mas cada vez menos americanos crêem numa eventual vitória na "guerra contra o terror". Uma pesquisa do jornal "USA Today", da rede CNN e do instituto Gallup diz que 40% dos americanos acham que o país e seus aliados estão ganhando.
Em janeiro, cerca de 60% acreditavam na vitória. Hoje, 35% dos entrevistados crêem que nenhuma das parte sairá vencedora, enquanto 15% consideram que os terroristas estão em vantagem.
Segundo Thomas Mann, analista do Instituto Brookings, um dos mais respeitados centros de pesquisa dos EUA, a opinião pública foi afetada pelas notícias de que os serviços de informação do país fracassaram em evitar os atentados de 11 de setembro, apesar de terem tido acesso a pistas e alertas bastante relevantes.
"Se somarmos toda a atenção dada à divulgação das falhas do FBI (polícia federal) e dos serviços de informação, não é de estranhar que o público sinta que estamos ganhando a guerra", disse Mann, citado pelo "USA Today".
Outros pontos pesaram também: Osama bin Laden continua foragido e, nas últimas semanas, as autoridades americanas fizeram vários alertas sobre possíveis novos ataques, sendo que o vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, chegou a afirmar que um novo ataque é "quase certo".
Apesar da diminuição do ânimo dos americanos, 59% não temem que suas famílias sejam vítimas de ataques terroristas.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Multimídia: Jornais criticam a reformulação do FBI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.