São Paulo, domingo, 01 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIANMAR

Secretário dos EUA acusa junta de causar milhares de mortes

DA REDAÇÃO

O secretário da Defesa americano, Robert Gates, culpou ontem a junta militar que governa Mianmar por "dezenas de milhares de mortes" ao obstruir a chegada de ajuda internacional às vítimas do ciclone Nargis, que devastou parte do país no começo de maio.
Em seu discurso numa conferência sobre segurança em Cingapura, Gates classificou os generais birmaneses de "surdos-mudos" ante a oferta internacional para ajudar os 2,5 milhões de birmaneses atingidos.
Os militares autorizaram a entrada de suprimentos de vários países, mas obstaculizaram a entrada de estrangeiros para distribuí-los. Segundo o secretário, os EUA tentaram 15 vezes, sem sucesso, falar com a junta militar, mas Gates prometeu respeitar a soberania do país e não entrar sem autorização.
A ONU qualificou de "inaceitável" a decisão da junta de mandar as vítimas que estavam em campos de refugiados de volta às suas casas. "É crucial que todos os movimentos de população sejam voluntários", disse uma porta-voz da organização.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Coréia do Norte: País dispara três mísseis de curto alcance
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.