UOL


São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos "devolvem" 5 guardas à Síria

DA REDAÇÃO

Os EUA anunciaram ontem a repatriação dos cinco guardas de fronteira sírios feridos em um ataque, em 18 de junho, contra uma caravana suspeita de levar fugitivos iraquianos para a Síria.
A embaixada americana em Damasco informou que a devolução ocorreu no domingo, após intensa negociação entre os dois governos. Segundo um funcionário do governo sírio que pediu para não ser identificado, os guardas foram entregues do lado sírio da fronteira com o Iraque e encaminhados a um hospital para exames.
Os cinco foram feridos em um confronto com soldados americanos da força de elite AC-130, que atacaram com mísseis e tiros um comboio iraquiano na região da fronteira entre o Iraque e a Síria, uma área desértica. Após o incidente, três deles foram encaminhados pelos EUA a um hospital em Bagdá. Outros dois foram a um hospital de uma base americana na região oeste do Iraque.
Os militares americanos acreditavam, após interceptarem mensagens iraquianas, que o comboio levava membros graduados do regime deposto, incluindo talvez o ex-ditador Saddam Hussein e dois de seus filhos, Uday e Qusay. Investigações posteriores indicaram que não havia foragidos importantes no comboio. Um iraquiano foi morto.
Até agora, não ficou claro de que lado da fronteira o ataque ocorreu, nem como os sírios se envolveram no confronto.
Os EUA advertiram a Síria por diversas vezes, durante e após a Guerra do Iraque, para não receber nem abrigar foragidos do regime deposto. Damasco negou a intenção de fazê-lo.
As tensões só diminuíram depois que os EUA reconheceram que a Síria havia fechado sua fronteira com o Iraque e após o presidente sírio, Bashar Assad, dizer que os iraquianos que haviam tentado entrar em seu país haviam sido devolvidos ao Iraque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA prendem 319 iraquianos e depõem prefeito
Próximo Texto: Blix se aposenta e lamenta deixar NY
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.