São Paulo, quarta, 1 de julho de 1998

Próximo Texto | Índice

TRIBUTO
Família abre museu e visitação ao local onde princesa está enterrada no dia em que ela completaria 37 anos
Diana ganha museu em seu aniversário

ISABEL VERSIANI
de Londres

Será aberto à visitação pública hoje, dia em que Diana completaria 37 anos, um museu em homenagem à princesa. A atração fica em Althorp, propriedade da família paterna de Diana na qual está a ilha onde seu corpo foi enterrado.
O museu ficará aberto durante dois meses todos os anos, fechando sempre no dia 31 de agosto, aniversário de morte da princesa. Ele foi montado nos estábulos de Althorp. A reforma do lugar custou US$ 5 milhões e foi promovida pelo conde Spencer, irmão da princesa.
A exibição em homenagem a Diana é dividida em várias salas. A primeira delas, denominada "As Mulheres Spencer", mostra retratos das antepassadas mais famosas de Diana, morta em acidente de carro em Paris no ano passado.
Outra sala é dedicada à infância da princesa. Um filme doméstico de quatro minutos mostra cenas de seu batizado, seu primeiro aniversário e alguns de seus momentos no colégio interno.
Há, também, uma sala cujo tema é o casamento de Diana com o príncipe Charles, em 1981. A peça central da exibição é o famoso vestido de noiva da princesa. Há, ainda, a sala do Tributo, que relembra os dias entre a morte e o enterro de Diana, quando milhares de pessoas foram às ruas prestar homenagem à princesa.
Numa pequena capela do lado de fora da casa foi talhado o semblante da princesa em mármore preto. É nesse local que serão depositadas as flores trazidas pelo público que visitar a propriedade.
O memorial já está sendo chamado de Dianaland e comparado a Graceland, onde está enterrado Elvis Presley, nos Estados Unidos. O local é destino de peregrinação de milhares de turistas todos os anos.
Para controlar o fluxo de visitantes a Althorp, Spencer limitou o número de ingressos vendidos a 2.500 por dia. Pagando 9,5 libras (US$ 16), o visitante tem direito a conhecer o museu e caminhar até as margens do lago onde está a ilha em que Diana foi enterrada.
Althorp fica na pequena cidade de Great Brington, 130 km ao norte de Londres. Logo depois da morte da princesa, a cidade passou a receber mil visitantes por dia. O fluxo de turistas havia caído para 400 por semana, mas, com o museu, espera-se que 150 mil pessoas invadam a região nos próximos dois meses.
Para conquistar a simpatia dos moradores da cidade ao projeto do museu, Spencer convidou alguns deles a visitar o memorial antes que ele fosse aberto à visitação. Os convidados foram instruídos a não dar detalhes sobre o lugar à imprensa. Spencer também construiu uma grande cerca de madeira ao redor da propriedade para isolá-la da cidade.
Os filhos de Diana, William e Henry, devem visitar o memorial esta semana. Será a primeira vez que eles retornarão a Althorp desde o enterro da mãe, em setembro do ano passado.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.