São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA
Daily Mail - de Johannesburgo

De Klerk diz temer retrocesso racial

ÁFRICA DO SUL - O diário publica uma entrevista com o ex-presidente sul-africano Frederik de Klerk na qual ele afirma que "as boas relações raciais que o país vivenciou em 1994 estão começando a retroceder".
A fala foi um comentário ao discurso proferido anteontem pelo atual presidente sul-africano, Thabo Mbeki, no qual ele exortou os brancos a dar o primeiro passo para que haja uma maior igualdade racial no país. Foi também um alerta aos crimes com fundamento racista que estão acontecendo no país, como o da jovem que foi pintada de branco em uma loja pela acusação de furto.
De Klerk entregou, em 1994, a Presidência a Nelson Mandela e dividiu com ele o Prêmio Nobel da Paz por acabar formalmente com o apartheid no país.
Em sua entrevista, o ex-presidente ponderou: "Está se elevando a temperatura do debate nacional. Há cada vez menos comunicação e trocas (entre brancos e negros) e cada vez mais insultos e furiosas acusações de racismo".


Texto Anterior: Peru e Bolívia reduzem plantio ilícito
Próximo Texto: Panorâmica: Relatório confirma que explosão de pneu pode ter causado acidente do Concorde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.