São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Israel conclui a retirada total do sul do Líbano

DA REDAÇÃO

Forças israelenses concluíram, nas primeiras horas de hoje, a última fase de retirada das tropas do sul do Líbano, atendendo à resolução da ONU que objetiva o cessar-fogo no conflito contra o grupo xiita libanês Hizbollah.
Segundo informações do Exército israelense transmitidas em anonimato, o último soldado deixou o Líbano às 2h30. A expectativa era a de que as últimas forças se preparassem para deixar a região antes do Dia do Perdão [Yom Kippur].
A agência de notícias France Presse informou que o deslocamento das tropas teve início na madrugada de hoje e que vários veículos pertencentes a uma unidade de engenheiros militares regressou por terra a Israel.
As tropas israelenses foram enviadas ao sul do Líbano depois que o Hizbollah anunciou o seqüestro de dois soldados de Israel e a morte de outros três, em um ataque na fronteira israelo-libanesa. Mais de 150 israelenses e 850 libaneses morreram durante os confrontos, que duraram 34 dias.
A resolução da ONU pede ainda que 15 mil membros das forças de paz sejam enviados à região.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Terror: Índia acusa Paquistão de atacar Mumbai
Próximo Texto: Tensão no Cáucaso: Rússia suspende saída de tropas de país vizinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.