São Paulo, Segunda-feira, 01 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA apuram falha em avião

de Washington

Na semana passada, a Boeing, fabricante da aeronave modelo 767 da EgyptAir que caiu ontem, 30 minutos depois de decolar de Nova York, foi acusada de não ter tornado público um relatório de 1980 que revelava falhas nos tanques de alguns de seus aviões.
O Congresso norte-americano sustenta hoje que, se o relatório tivesse sido divulgado em 1996, poderia ter ajudado a esclarecer as causas de outro acidente, com o vôo 880 da TWA, que fazia o trajeto de Nova York a Paris.
Inicialmente acreditou-se que um ato terrorista teria causado a queda do avião da TWA, mas investigações posteriores mostraram que a explosão acidental do tanque de combustível foi a causa mais plausível para o acidente.
O relatório, mantido em sigilo por 19 anos pela Boeing, indica um superaquecimento nos tanques de combustível dos E-4B, a versão militar do Boeing 747, que fazia o vôo 880 da TWA. A Boeing não comentou o assunto. As investigações do vôo da TWA foram as mais caras em toda história do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes. (MA)


Texto Anterior: Autoridades têm cautela
Próximo Texto: Violência: "Serial killer" colombiano pede perdão por crianças mortas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.