São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidentes aéreos ajudam a evitar novos acidentes

ROGERIO WASSERMANN
DA REDAÇÃO

Pode parecer um paradoxo, mas os acidentes aéreos ajudam a melhorar a segurança na aviação. Isso porque, investigando as causas de cada acidente, os especialistas conseguem prever novos acidentes e melhorar as condições de vôo.
"Depois que se descobriu que o acidente com o Concorde, em julho, foi causado por um pedaço de metal que estava na pista e estourou o pneu do avião, provavelmente todos os aeroportos estão tomando mais cuidado com objetos deixados na pista", explica Charles Eastlake, professor de engenharia aeronáutica da Embry-Riddle Aeronautical University, na Flórida, e especialista em segurança no vôo.
Leia a seguir trechos da entrevista concedida por telefone à Folha.

Folha - Voar hoje é mais seguro que há 20 ou 50 anos?
Charles Eastlake -
Sim. As estatísticas mostram claramente que o avião é o meio de transporte mais seguro que existe e que a segurança está aumentando sempre.

Folha - O que contribuiu para aumentar a segurança?
Eastlake -
O principal é a habilidade para prever o tempo e ter informações mais precisas possíveis sobre o tempo. Além disso, os aviões ficaram mais seguros e o treinamento dos pilotos é muito melhor.

Folha - Sem essa capacidade para se prever o tempo, acidentes como o de ontem poderiam ser mais comuns?
Eastlake -
Quanto mais informações o piloto tem sobre as condições do tempo, melhor. Durante as investigações sobre esse acidente, será possível saber o quão forte estava o vento e decidir se é necessário alterar as regras para a decolagem a partir desses dados.

Folha - A decolagem é a parte mais crítica do vôo?
Eastlake -
Não. A parte mais crítica é o pouso. As estatísticas mostram que a maioria dos acidentes acontece durante o pouso.

Folha - Por quê?
Eastlake -
Quando o avião está se aproximando do chão, se houver algum problema, você não tem muito tempo para corrigi-lo. E também porque o avião está mais devagar, consequentemente mais instável.

Folha - No acidente de ontem, apesar de o avião ter ficado muito danificado, muitos passageiros sobreviveram. Existem lugares mais seguros que outros dentro da aeronave no caso de um acidente?
Eastlake -
Isso não faz nenhuma diferença. Algumas pessoas acham que sentar ao lado da asa é mais seguro porque é onde está o corpo do avião, que fica mais protegido. Mas a asa é também onde está o tanque de combustível. Se o avião bater, mas não pegar fogo, pode ser mais seguro. Mas se bater e pegar fogo, o lugar vai se tornar mais inseguro.
Há tantas variáveis envolvidas num acidente de avião que não existe uma resposta clara a essa pergunta. Eu, particularmente, não me preocupo com o lugar que me dão quando viajo.


Texto Anterior: Acidente: Boeing cai em Taiwan; ao menos 65 morrem
Próximo Texto: Sobreviventes descrevem o desastre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.