São Paulo, sábado, 01 de novembro de 2008

Texto Anterior | Índice

REINO UNIDO

Trote a ator leva a punição de apresentador e diretora da BBC

PEDRO DIAS LEITE
DE LONDRES

Uma brincadeira (de péssimo gosto) em um show de rádio se transformou em um dos maiores escândalos dos últimos anos na BBC e levou à suspensão do astro mais bem pago da emissora e à demissão de uma das principais executivas do grupo.
Jonathan Ross, apresentador de um programa nas noites de sexta e com um salário anual de 6 milhões de libras (R$ 20,5 milhões), está suspenso até janeiro, sem pagamento. Russell Brand, uma estrela irreverente, pediu demissão. Lesley Douglas, diretora da rádio BBC2, a mais popular do Reino Unido, também deixou o cargo.
Tudo começou a dar errado quando Ross e Brand decidiram deixar recado na caixa postal do ator Andrew Sachs, 78, que cancelou em cima da hora sua participação em um programa que estava sendo gravado pelos dois na rádio BBC2.
Em meio a risos, os dois revelaram que Brand havia transado com a neta de Sachs, Georgina Baillie, de 23 anos e integrante do grupo Satanic Sluts (algo como "Vadias Satânicas"). Foi a primeira de uma série de mensagens com conteúdo sexual ofensivo deixadas na secretária eletrônica do ator, muito querido entre os britânicos por seu personagem como garçom na série consagrada "Fawlty Towers".
O programa -que tem 400.000 ouvintes- não era ao vivo, mas havia sido pré-gravado dois dias antes. Mesmo assim, foi ao ar. O caso não despertou muita revolta até ser destacado por um tablóide no domingo passado. Desde então, a tensão não parou de aumentar, a ponto de o premiê Gordon Brown ter pedido punição pelo caso. As reclamações à BBC ficaram nas dezenas nos primeiros dias, mas ontem tinham chegado perto das 40.000.
O caso provocou ainda mais polêmica por ser na BBC, emissora pública que é financiada por taxa anual paga por todos que têm TV. A revolta com o caso levou a reunião extraordinária do BBC Trust, entidade responsável por supervisionar as atividades da emissora, que decidiu pelas punições.
A condenação aos dois apresentadores foi quase unânime, com algumas poucas vozes dissonantes. Um dos que saíram em defesa de Brand foi Noel Gallagher, da banda Oasis. "Na pior das hipóteses, foi uma travessura juvenil que não deixa de ser sem graça, mas é dificilmente ofensiva", disse o roqueiro.

Texto Anterior: Líbia: Russos buscam aproximação com Gaddafi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.