São Paulo, domingo, 1 de novembro de 1998

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Comércio com Brasil é pequeno

do enviado especial

A distância e a falta de contato são as principais causas da falta de estreitamento das relações comerciais entre Brasil e Turquia.
Do lado brasileiro, o maior interesse é usar a Turquia como ponte para fazer com que seus produtos cheguem aos países da Ásia central, mercado onde os turcos são pioneiros. As exportações brasileiras ao país atingiram no ano passado cerca de US$ 300 milhões (US$ 40 milhões a mais que em 1996). As importações chegaram a pouco menos de US$ 100 milhões.
Os principais produtos da pauta de exportações brasileira são aço, minérios de ferro, soja e café. Da Turquia o Brasil compra frutas secas, algodão e temperos.
"O Brasil é o melhor mercado da América Latina. O único problema é a distância, que encarece os custos de transporte", diz o empresário Mario Dembosky, proprietário da Canrverdi, fábrica que exporta US$ 1 milhão por ano em cortinas bordadas para o Brasil.
Argentino radicado há 25 anos em Istambul, Dembosky afirma que, devido à distância, a mercadoria pode demorar até 90 dias para ser entregue no Brasil, a partir da data do pedido. (PHB)



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