São Paulo, domingo, 02 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTRA

"Os objetos vieram de forma legal"

de Londres

"Praticamente todos os objetos antigos foram trazidos de forma legal e, portanto, aqui devem ficar", diz Roger Moorey, professor de museologia da Universidade de Oxford e diretor do Departamento de Antiguidade do Ashmolean Museum, o mais antigo museu público de arqueologia e história natural do Reino Unido, que tem uma de suas maiores coleções de arte antiga. (FZ)

Folha - Por que o sr. defende a permanência de objetos gregos e egípcios no Reino Unido?
Roger Moorey -
Porque são propriedade dos museus britânicos, parte importante de suas coleções. Imagine o que seria do British Museum sem suas múmias ou obras gregas. Ficando aqui, esses tesouros podem ser apreciados e estudados por milhares de pessoas.

Folha - Mas se há evidências de que foram roubados...
Moorey -
Não é bem assim. Realmente há tesouros que são produto de saque, mas são uma minoria. Quase todos foram trazida de forma legal.

Folha - Como assim?
Moorey -
Foram objetos encontrados por pesquisadores ingleses, catalogados e trazidos com dinheiro inglês. Na época, tudo foi feito dentro da maior legalidade. O problema é que as leis de 100 ou 200 anos atrás nem sempre satisfazem as pessoas hoje.



Texto Anterior: "O que está sendo exibido é roubo"
Próximo Texto: "Obras roubadas" chegam a milhares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.