São Paulo, sábado, 02 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiéis do país intensificam vigílias

DA AGÊNCIA FOLHA
DA SUCURSAL DO RIO

Fiéis de todo o Brasil intensificaram ontem orações para rezar pela saúde do papa João Paulo 2º. Igrejas aumentaram o número de missas e centros religiosos tradicionais do país passaram a ficar em estado de vigília permanente.
Em Aparecida (167 km a nordeste de São Paulo), padres e fiéis estão desde ontem reunidos no santuário nacional da cidade. As cinco missas rezadas ontem na basílica foram pela recuperação da saúde do papa. Hoje deverão ser rezadas seis missas, começando às 6h.
Segundo a secretaria da basílica, uma missa deve ocorrer assim que for anunciada oficialmente a morte do papa. "Em caso de morte, passaremos a rezar pela alma dele e para que seja escolhido um bom pastor inspirado pelo Espírito Santo", disse o reitor do santuário, Joércio Gonçalves Pereira.
No Rio, as missas celebradas ontem, nas 256 paróquias da arquidiocese, foram em intenção da recuperação de João Paulo 2º. No Santuário de Sant'Ana, no centro, e nas igrejas de Nossa Senhora de Copacabana e Santa Cruz, ambas em Copacabana, dezenas de pessoas participaram de vigílias, missas e orações. Na manhã de hoje, moradores de rua atendidos pela Pastoral Social da arquidiocese farão uma prece em frente à estátua do papa, na catedral, no centro.
Em Nova Trento (SC), cidade de santa Paulina (1865-1942), canonizada por João Paulo 2º em maio de 2002 como a primeira santa brasileira, fiéis de várias partes de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul chegavam ontem para participar de atos pelo papa.
No Santuário de Santa Paulina, em todas as missas desde o agravamento da saúde do pontífice, foram feitas orações especiais; uma imagem do papa foi exposta.
Em Juazeiro do Norte (CE), devotos de padre Cícero começaram ontem uma série de homenagens e missas para rezar pela saúde do papa. Na principal igreja da cidade, a de Nossa Senhora das Dores, houve celebrações a cada duas horas, na tarde de ontem. Para hoje, a programação prevê vigílias e orações durante todo o dia.
Juazeiro do Norte (a 500 km de Fortaleza) é o maior centro de devoção de católicos no Nordeste.


Texto Anterior: A agonia do papa: Sofrimento é exemplo a todos, diz d. Cláudio
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.